Bem-vindo ao ano 2045: a Natureza no centro do mundo
Daqui a 25 anos, cada metro quadrado de natureza será altamente valorizado e a sociedade mobilizar-se-à ainda mais na resolução de problemas ambientais que envolvam recursos naturais. Acredita-se ainda que haverá um regresso ao estilo de vida simples, mais focado nas relações humanas e menos na acumulação de bens supérfluos.
Passeios em áreas naturais ou perto de cenários como montanhas, lagos ou praias reduzem o stress no período de distanciamento social. O ar puro e a paisagem natural têm um efeito reconhecido para a saúde mental. No entanto, muitas cidades fecharam o acesso aos parques públicos urbanos, privando os cidadãos desses espaços verdes. A privação a que todos fomos sujeitos com a pandemia que abalou o mundo irá aumentar a valor desses metros quadrados de natureza.
Assim, a pensar como poderá ser o mundo dentro de 25 anos, o estúdio de arquitectura Studio Precht idealizou o Parque da Distância: Neste esquema, cada corredor, envolvido por vegetação, teria uma espécie de porta de entrada e, na outra ponta, uma saída, existindo ainda uma indicação com informação se esse caminho estaria a ser utilizado por outro visitante do parque, ou se estaria disponível para caminhar. Existem ainda áreas de vegetação mais altas do que outras, devidamente concebidas para que cada visitante possa ver-se cercado pela natureza ao mesmo tempo que consegue olhar à volta de todo o parque.
Por todo o planeta existem manifestações gerais de solidariedade com doações de materiais e esforços conjuntos de empresas para desenvolver material de higiene ou equipamentos médicos. E estamos a assistir a grupos organizados de vizinhos dispostos a ajudar e a fazer compras para quem está preso em casa.
Esta capacidade conjunta será aplicada para resolver outras questões nas próximas duas décadas e meia – como os problemas ambientais que envolvem o uso equilibrado de recursos, como rios, oceanos, florestas ou até mesmo a atmosfera da Terra no caso das mudanças climáticas.
Ao mesmo tempo, em 2045, o mundo laboral nunca mais será o mesmo. E a Natureza vai beneficiar. Empresas, negócios e trabalhadores vão adaptar-se mais para trabalhar longe dos escritórios.
Com isso, o ar das cidades ficará mais limpo, mesmo em países como a Índia ou a China. Muitos acreditam que haverá um regresso ao estilo de vida simples, mais focado nas relações humanas, na saúde e na felicidade, e menos na acumulação de bens supérfluos.