Quercus congratula Ministério do Ambiente por Programa de Apoio a Edifícios Sustentáveis



O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis tem um investimento de 4,5 milhões de euros e começa hoje a operar, com um incentivo do Fundo Ambiental, e no âmbito da iniciativa do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES).

As candidaturas ao programa decorrem desde o presente dia 7 de setembro, até ao dia 31 de dezembro de 2021. Esta iniciativa vai dar “apoio a soluções para a reabilitação de edificado residencial com o objetivo de melhorar o seu desempenho energético e hídrico, tornando os edifícios mais sustentáveis e gerando múltiplos benefícios ambientais, sociais e económicos.” Pode aceder ao processo de candidatura no site do Fundo Ambiental.

A Quercus congratula o Ministério do Ambiente e da Ação Climática pelo lançamento do Programa de Apoio a Edifícios Sustentáveis, dado a necessidade de utilização de materiais mais amigos do ambiente que promovam a segurança e saúde dos seus utilizadores, bem como a necessidade de os edifícios se tornarem mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia.

A Associação refere que 30% consumo de energia e 5% da geração de emissões com gases de efeito de estufa, são da responsabilidade do setor dos edifícios, e que a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva (conforme cita o Conseil International du Bâtiment).

Por outro lado, um inquérito realizado pela Quercus em 2017 concluiu que, cerca de 74% dos portugueses consideravam as suas casas frias no inverno, o que levava a um aumento significativo da energia para manter o conforto na habitação.

Pelas razões mencionadas, a obtenção de eficiência energética através de meios passivos (que não consomem energia) é fundamental, tal como a seleção de materiais mais sustentáveis na reabilitação e construção, é essencial para a sustentabilidade no setor da construção.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...