Este enorme arranha-céus americano cruza na perfeição a sustentabilidade com a aparência clássica



Ao projetar o arranha-céus “One Vanderbilt”, Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) inspirou-se na era dourada de construção de Nova Iorque e em torres icónicas como o Chrysler Building e o Empire State Building. No entanto, também segue uma abordagem moderna de sustentabilidade, incluindo a captação de água da chuva e o uso de materiais reciclados.

O “One Vanderbilt” atinge uma altura de 427 metros em Midtown Manhattan, tornando-o o quinto arranha-céu mais alto dos Estados Unidos, atrás do One World Trade Center, Central Park Tower, Willis Tower e Steinway Tower. O edifício compreende um exterior de terracota e vidro (a terracota é destinada a complementar o edifício Grand Central Terminal nas proximidades) e consiste em quatro seções cónicas interligadas que se torcem à medida que sobem.

“A torre “One Vanderbilt” relembra a época de ouro da arquitetura de arranha-céus de Nova Iorque”, disse o presidente e diretor de design da KPF, James von Klemperer a uma revista da especialidade.

“Como uma torre de ponta cónica de planta retangular, o seu topo proeminente une os edifícios Empire State e Chrysler no horizonte. Ao mesmo tempo, o projeto dá ao prédio uma nova relevância de propósito social e ambiental. O novo edifício conecta tanto espacialmente quanto programaticamente para o Terminal Grand Central. Ele abre um corredor visual no plano terrestre e estabelece uma grande praça pública, enquanto fornece acesso direto à estação do seu lobby.”

O grande saguão do prédio abriga uma grande instalação que compreende uma obra de arte em bronze semelhante a uma estrela suspensa por cabos de alta tensão. A maior parte do restante dos seus 67 andares é ocupada por cerca de 160.000 metros quadrados de espaço de escritórios, o que oferece grandes espaços sem colunas e vistas de 360 ​​graus com vidros do chão ao teto.

Em outro lugar está um andar de amenidades com espaço de jardim ao ar livre, enquanto perto do topo está um ponto de observação, que possui o segundo deck ao ar livre mais alto da cidade de Nova Iorque.

Embora seja difícil classificar um arranha-céus como “amigo do ambiente”, o One Vanderbilt tem um número significativo de recursos sustentáveis ​​que ajudam a mitigar o seu impacto no meio ambiente.

Foi construído com aço feito 90% de conteúdo reciclado e inclui um sistema de coleta de água da chuva conectado a um tanque de 340.600 litros. Os vidros de alto desempenho ajudam a regular a temperatura interior e um sistema de cogeração fornece aquecimento e refrigeração eficientes. O projeto está programado para receber os padrões de construção verde LEED e WELL.

A KPF também trabalhou com sua equipa de Interface Urbana para melhorar o acesso de pedestres tanto dentro do prédio quanto nas áreas ao redor dele. A equipa criou ferramentas de avaliação personalizadas e analisou os dados, resultando em melhores ligações de transporte, caminhos públicos melhores e mais diretos, assim como imensa luz do dia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...