Lisboa Soa: A iniciativa artística sonora que tem um contexto social e ecológico



Desde 2016 que o festival Lisboa Soa estimula o sentido de audição dos cidadãos através da arte, nas ruas da cidade de Lisboa.

Este ano, no âmbito da Capital Verde Europeia 2020 e do Programa Lisboa na Rua, o evento está a decorrer até ao próximo dia 27 de setembro, em diferentes locais da cidade, com concertos, perfomances, workshops e passeios sonoros.

Além de se inspirar na arte sonora, o programa abrange “temas fundamentais a qualquer cidade sustentável, como a mobilidade, os resíduos, a qualidade do ar e da água ou a energia” afirmam. “Sempre acreditámos na importância da escuta e no papel da arte sonora para estimular um sentido que é quotidianamente massacrado pela vida contemporânea. Não é apenas o ruído que nos ocupa, mas o som no sentido lato, o som como recurso para entender o ambiente, o som como unificador e espaço partilhado, o som como elemento identitário dos lugares que habitamos, o som como elemento de fruição estética e prazer.”

Algumas ações estão a decorrer na Estufa Fria de Lisboa, no Palácio Sinel de Cordes, e ainda em modo online, através do canal YouTube. Para conhecer os artistas e as atividades em que pode participar, visite o site do evento.

Uma novidade é o Environmental Bikes Lab, que disponibiliza umas bicicletas nas quais à medida que se pedala, fazem som, consoante a qualidade do ar à volta. “A sonificação do ar que entra, lida por um sensor de qualidade do ar instalado no guiador da bicicleta, irá acionar e processar sons dos níveis crescentes ou decrescentes de gás e partículas que respira.” Esta experiência encontra-se no Quiosque do Campo Mártires da Pátria.

Para participar no evento, a organização pede que confirme o seu registo através do seguinte email: lisboasoa@gmail.com

Pode ver o programa completo aqui:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...