Da Filomena ao Rodrigo: são estes os nomes escolhidos para as próximas tempestades
É já amanha que começa a nova época 2020-2021, em que vai ser utilizada uma nova lista de nomes de A a Z para as tempestades. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aderiu a este projeto em 2017, no decorrer da atividade dos Serviços Nacionais de Meteorologia da Europa.
A iniciativa foi desenvolvida “no âmbito do “Working Group on the Cooperation between European Forecasters (WGCEF) da EUMETNET, e tem como objetivo chamar a atenção do público e dos meios de comunicação para a prevenção e para a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e facilitar a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.” O IPMA faz parte do grupo sudoeste, em conjunto com a AEMET (Espanha), o Météo-France (França) e o RMI (Bélgica).
Assim, conforme o Instituto explica, toda as depressões que originem um aviso de vento a nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos terão um nome, e o primeiro país a emitir o aviso nomeia e informa os restantes países. Quanto às “depressões resultantes de tempestades tropicais”, estas “conservam o nome atribuído inicialmente pelo National Hurricane Center (NHC).”
Seguem-se os seguintes nomes para as tempestades desta época:
- Alex
- Barbara
- Clement
- Dora
- Ernest
- Filomena
- Gaetan
- Hortense
- Ignacio
- Justine
- Karim
- Lola
- Mathieu
- Nadia
- Octave
- Paula
- Rodrigo
- Sofia
- Tristan
- Viviane
- Walter