Diamantes sustentáveis desenvolvidos em laboratório



O empresário Dale Vince quer pôr em marcha um plano para desenvolver pedras preciosas em laboratório – os primeiros diamantes sem impacto ambiental do mundo e desenvolvidos a partir de carbono, água e energia, elementos que provêm diretamente do céu de Stroud, em Inglaterra. “Fazer diamantes a partir de nada mais do que o céu, do ar que respiramos, é uma ideia mágica, evocativa, é uma alquimia moderna. Não precisamos de extrair a terra para termos diamantes, podemos extrair o céu”, disse ao The Guardian.

Conforme explicou Dale Vince, o método utiliza dióxido de carbono capturado diretamente da atmosfera, para formar os diamantes. Além disso, garante que são quimicamente idênticos aos que são extraídos da terra. Contudo, sendo mais sustentáveis, utilizam energia eólica e solar, bem como água recolhida da chuva.

Além de surgirem de um processo bem mais amigo do ambiente, a sua produção poderia ajudar a limpar o ar, removendo o dióxido de carbono da atmosfera. Para Vince, este seria um bom método para desafiar a indústria de extração mineral convencional. Isto, porque os danos ambientais causados por si são irreversíveis.

Para isso, utilizará um processo conhecido como deposição química de vapor. Isto é, colocar uma semente de diamante dentro de uma estrutura selada. Esta, aquecida a 800º C e cheia de gás metano rico em carbono, proporcionará a ligação dos elementos de carbono à semente, originando um diamante quimicamente idêntico a uma pedra extraída do subsolo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...