Consumo consciente: Mar Shopping Algarve e Matosinhos repensam a Black Friday e promovem a sustentabilidade



A Ingka Centres, gestora global de centros comerciais, que em Portugal opera os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, lança no final deste mês uma campanha global com o objetivo de potenciar um consumo mais consciente e responsável durante o período da Black Friday, que este ano se assinala a 27 de novembro.

“Love Your Stuff For Longer” ou “Desfrute das suas coisas por mais tempo” é o mote da iniciativa que promove um estilo de vida mais sustentável e que será assinalado com diversas ações nos dois centros comerciais, entre 23 de novembro e 6 de dezembro. A campanha vai realizar Repair Cafés em ambos os centros e uma iniciativa de Fashion Upcycle no MAR Shopping Matosinhos.

A iniciativa dos Repair Cafés, que se integra no Projeto CREW, prevê a recolha de equipamentos com potencial de reparação, pretendem incentivar a reparação de equipamentos, que depois serão doados a instituições e famílias carenciadas das respetivas comunidades locais.

Para colaborar, os clientes devem dirigir-se ao balcão de informações para entregarem pequenos eletrodomésticos que tenham em casa e que já não usem ou que não funcionem. Estes serão remetidos para a LIPOR e para a ERP Portugal – European Recycling Platform (Entidade Gestora de Resíduos), que avaliarão a possibilidade de os recuperar. Os equipamentos que ganhem uma segunda vida serão doados pela Re-Food de Almancil, União de Freguesias de Faro, Junta de Freguesia de Montenegro e Re-Food de Leça da Palmeira a pessoas carenciadas dos concelhos de Loulé e Matosinhos.

Quanto à iniciativa de Fashion Upcycle, visa fomentar a reutilização de roupa e respetiva doação a instituições de solidariedade social de Matosinhos. Durante o período da campanha, os clientes poderão doar as suas peças de vestuário no balcão de informações, e algumas das peças serão transformadas ou personalizadas pelas mãos de costureiras e posteriormente expostas no MAR Shopping Matosinhos. Findo este período, serão igualmente doadas.

No MAR Shopping Algarve e no MAR Shopping Matosinhos já aderiram mais de 60 lojas à campanha. Durante este período terão assinalados produtos que, por terem um ciclo de vida mais longo, consumirem menos energia, terem sido produzidos mediante métodos sustentáveis ou com matérias-primas recicladas, entre outros aspetos, constituem escolhas de consumo inteligentes para a carteira e para o Planeta.

A campanha integrará uma série de iniciativas em vários Ingka Centres na Europa e na Rússia. Jenny Pigeon, diretora global de sustentabilidade da Ingka Centers, afirma: “Ao incentivar as pessoas a pensar sobre o valor a longo prazo das compras que fazem nesta Black Friday – um dia que muitas vezes é simplesmente associado a preços baixos – estamos a tentar inspirar as pessoas a adotarem estilos de vida. Acreditamos firmemente que planeta e lucro não se excluem mutuamente e que, possuindo opções de escolha sustentáveis, os clientes mais facilmente se comprometem com um consumo mais responsável.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...