O que dizem os consumidores europeus relativamente ao packaging sustentável?



A pandemia de Covid-19 veio, entre outras coisas, relembrar a importância do bem-estar ambiental para a nossa vida. Os consumidores começaram a criar novos hábitos e a dar mais importância às embalagens dos produtos, priorizando assim o packaging sustentável.

Um recente estudo europeu, realizado pela DS Smith e Ipsos MORI, revela que 85% dos consumidores querem comprar produtos que utilizem a menor embalagem possível, e cerca de um terço (29%), admite ter deixado de comprar determinadas marcas porque as suas embalagens não eram sustentáveis.

A análise envolveu a participação de 9 mil pessoas de 12 países europeus, incluindo Portugal, e mostra que, embora os hábitos de compra possam ter mudado, a sustentabilidade continua a ser fundamental.

Devido à pandemia, dois terços dos inquiridos (68%) admitiram que tentam passar o mínimo de tempo possível nas lojas, o que originou um crescimento considerável do e-commerce. Por isso, é importante realçar que quase metade (48%) dos compradores online afirmaram terem recebido embalagens “não sustentáveis” e um em cada cinco (22%) diz que isso os influenciou a não voltarem a comprar a alguns retalhistas online.

Stefano Rossi, CEO da DS Smith Packaging, afirma: “Durante os últimos oito meses, temos ajudado os nossos clientes a adaptarem-se a uma transformação radical do comportamento dos consumidores e aos desafios em constante evolução da pandemia. Neste momento tão determinante, os retalhistas e as marcas devem adotar packaging sustentável, de modo a garantir que colhem benefícios para o ambiente e para os consumidores.”

A DS Smith prevê que a necessidade de novas soluções sustentáveis de packaging aumente nos próximos meses e continuará a aplicar os seus Princípios de Design Circular, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur,para criar soluções circulares de packaging que respondam aos desafios em constante mudança do mercado. Os referidos princípios refletem o objetivo da empresa, incluído na nova estratégia de sustentabilidade ‘Now and Next’, de usar o packaging e a reciclagem para fomentar a economia circular. Duas das áreas de foco da empresa são produzir packaging 100% reciclável ou reutilizável e substituir os plásticos problemáticos por alternativas sustentáveis.





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