Semana Europeia da Prevenção de Resíduos: vão ser desenvolvidas 364 ações, anunciou a APA



A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que foram registadas, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que hoje termina, 364 ações que vão ser desenvolvidas em Portugal.

Segundo a APA, as ações vão ser realizadas “por diversas entidades, desde a administração pública, associações, indústria, cidadãos e estabelecimentos de ensino, nas áreas de abrangência dos oito coordenadores regionais”, tendo a APA assumido também este papel.

“O número elevado de ações inscritas é um bom indicador da importância da prevenção e da consciencialização dos diversos agentes sociais para a problemática da crescente produção de resíduos”, considera a APA.

A agência adianta que “das ações que estão a ser desenvolvidas, tendo a APA como coordenadora, destacam-se 33 realizadas por autoridades públicas, 10 em estabelecimentos de ensino, cinco pela indústria e duas outras da iniciativa de um grupo de cidadãos e de uma ONG [organização não-governamental]”.

“Estas ações abrangem várias áreas, desde a limpeza de espaços públicos, distribuição de objetos reutilizáveis que contribuem para a prevenção de produção de resíduos, campanhas de sensibilização, combate ao desperdício alimentar, realização de vários ‘webinars’, nomeadamente sobre a problemática dos microplásticos e os desafios da recolha seletiva dos biorresíduos, bem como a exibição de três programas apresentados na RTP1, ‘Minuto Verde’, sobre a prevenção da produção de resíduos”, acrescenta a nota.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que começou no dia 21 com o tema “Resíduos invisíveis”, “pretende alertar para a quantidade de resíduos que são produzidos aquando do fabrico dos produtos” que são adquiridos elos cidadãos, bem como os resíduos que serão produzidos após o consumo desses produtos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...