Califórnia inaugura estrada feita com plástico reciclado
Aproveitar de resíduos plásticos para fabricar asfaltos na segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos. Esta é a proposta da gestão pública de Los Angeles que começou a testar amostras do asfalto ecológico. Outra cidade menos conhecida, Oroville, já possui a primeira estrada do país pavimentada com plástico reciclado.
O processo recorre ao PET, material frequentemente utilizado na composição de garrafas de refrigerantes e água. Para pavimentar uma estrada, os trabalhadores usam equipamentos que moem a camada superior do pavimento, e depois misturam esse pavimento antigo com o plástico reciclado mantendo-os unidos.
Com a utilização dos métodos mais tradicionais, repavimentar uma estrada pode exigir a introdução de 42 camiões de material novo e o transporte de outros 42 camiões de resíduos por cada quilómetro de asfalto.
A ideia é reciclar diversos tipos de plástico sem uso que vão parar nos aterros, entre eles os plásticos PET – frequentemente usados no fabrico de garrafas. “O que queremos fazer é examinar as diferentes reciclagens de diferentes tipos de plásticos, especialmente aqueles que são mais difíceis de reciclar, para retirá-los dos aterros”, disse Adel Hagekhalil, Engenheiro Ambiental do Departamento de Obras de Los Angeles.
Também na Europa o tema começa a ganhar terreno. Na Holanda, uma empresa experimentou utilizar plástico reciclado para pavimentar estradas, começando a experiência com uma ciclovia.