Uma vila construída com Superadobe (material sustentável e resistente a terramotos)
Uma pequena vila acaba de nascer na ilha iraniana de Hormuz. Localizada no Golfo Pérsico – região que detém mais da metade das reservas petrolíferas mundiais – a vila colorida destoa do País. São 200 unidades habitacionais num espaço superior a 10 mil metros quadrados.
Desenvolvidas pelo arquiteto iraniano Nader Khalili, as pequenas casas foram construídas com superadobe. O Superadobe é um material considerado sustentável, por utilizar recursos locais e, de acordo com sua experiência de uso no mundo, é adaptado a climas extremos e resiste a terremotos.
Pintadas de amarelo, vermelho, azul e cinza, as cúpulas juntam-se em cores inspiradas na paisagem da própria ilha, que inclui praias, montanhas e até cavernas coloridas. Para o arquiteto, tais projetos trazem diversos benefícios. O maior deles é a economia, uma vez que o orçamento pode ser direcionado, sobretudo, para pagar a mão-de-obra.
Consequentemente, gera emprego, rentabilidade e capacitação em novos métodos construtivos para a população local. A redução dos custos em transporte também é apontada como consequência do uso de materiais e recursos humanos locais.