Já imaginou uma plantação de bananas no centro de Paris?
O escritório de arquitetura SOA apresentou o “Urbanana”, um curioso conceito de estufa vertical dedicada ao cultivo de bananas no centro de Paris, França. Caso o projecto se concretize, a construção será construída na forma de um edifício de seis andares todo envidraçado e estará situada entre dois prédios residenciais de mesma altura.
O edifício, transformado numa grande estufa, terá vidros duplos para um maior controlo térmico. Outra vantagem será o de proteger os frutos de fenómenos climáticos intensos. Mesmo problemas como pragas, que podem destruir uma colheita inteira, são quase nulos.
O conceito Urbanana ainda prevê um andar destino a um laboratório de pesquisa e um auditório para convenções. Recorde-se que a maior horta urbana do mundo já nasceu num telhado de Paris. O complexo tem 30 espécies de plantas, capazes de produzir 1000 quilos de frutas e vegetais na época alta. O projeto está assegurado por 20 jardineiros que seguirão métodos de produção biológica. Pascal Hardy, fundador da Agripolis, explicou ao jornal The Guardian que quer ver reconhecido este projeto como um modelo de produção agrícola sustentável. “Vamos usar produtos de qualidade, e respeitar os ciclos naturais de crescimento, tudo no coração de Paris”.
A horta fica localizada em cima do maior complexo de exposições de Paris, o Paris Expo Porte de Versailles. Tem o seu próprio restaurante e um bar com capacidade para 300 pessoas. Além disso, haverá uma zona de cultura comunitária.
“Os nossos produtos serão usados para alimentar os habitantes da zona sudoeste da cidade de Paris, seja de forma direta com caixas de vegetais ou através das lojas, hotéis e cantinas”, disse Hardy, ao The Guardian, acrescentando que rejeita a utilização de pesticidas ou químicos nesta produção.