Descobertas duas novas espécies de plantas nos Andes peruanos
Duas novas espécies de plantas foram descobertas no norte dos Andes peruanos durante uma investigação de especialistas da Universidade Nacional Maior de São Marcos (Peru) e da Arizona State University (Estados Unidos).
As duas novas plantas identificadas são parte do género clinanthus, que existe nos Andes, do sul do Equador ao norte do Chile e através do Peru e da Bolívia, tanto em habitats costeiros desérticos quanto em habitats montanhosos e húmidos, disse a Universidade de San Marcos em comunicado.
O seu centro de diversidade está no Peru, particularmente na parte norte do país com 23 espécies reconhecidas, incluindo estas duas novas, chamadas clinanthus fabianae e clinanthus thiagoi.
Essas novas espécies foram identificadas após a localização e coleta de espécimes em 2013 nas alturas das regiões peruanas do norte de La Libertad e Áncash.
A fabianae foi encontrada especificamente na província de Santiago de Chuco, La Libertad, a 3.195 metros de altitude; e o thiagoi na província de Pallasca, Áncash, a 3.310 metros de altitude.
Ambas as espécies estão intimamente relacionadas, pois partilham características morfológicas semelhantes e diferem, entre outros aspetos, pelo número de flores, de 7 a 9 nas fabianas e uma ou duas na thiagoi.
As flores de ambas as espécies são pendentes, ligeiramente tubulares em forma de funil e de cor avermelhada, e diferenciam-se pelas terminações pontiagudas (apículas nas tépalas) que, na primeira, são verdes e brancas e, na segunda, apenas brancas.
O estudo foi conduzido pelo biólogo Paúl Gonzáles, investigador do Laboratório de Florística do Departamento de Dicotiledóneas do Museu de História Natural da Universidade Nacional Maior de São Marcos, e contou com a participação de Alan W. Meerow, da Arizona State University.
A pesquisa foi publicada na revista científica Phytotaxa, como parte do volume 472, juntamente com outras descobertas relatadas em todo o Planeta.