Warak Kayu: esta micro biblioteca é um exemplo de sustentabilidade



Na cidade de Semarang, na ilha de Java, Indonésia, nasceu uma pequena biblioteca amiga do ambiente. Na sua construção foi aplicada a arquitetura bioclimática, o design multifuncional, cujos móveis agregam duas ou mais funções, e ainda o uso de madeira certificada. Batizada de Warak Kayu, a micro biblioteca é elevada do nível natural do solo. Uma inspiração da arquitetura tradicional do país. O método assemelha-se ao sistema construtivo de palafitas e foi criado um espaço amplo que pode ser aproveitado para diversos fins.

Este tipo de arquitetura procura aproveitar as condições climáticas locais, de forma inteligente, em prol de uma construção sustentável. Já as paredes de madeira possuem aberturas que promovem a ventilação cruzada para refrescar o interior do imóvel. Isso elimina a necessidade de ar condicionado, garantindo mais conforto térmico sem grandes gastos energéticos.

Também chama atenção a biblioteca ser feita inteiramente a partir de produtos certificados, garantindo que as madeiras foram cultivadas e cortadas de maneira totalmente sustentável. O interior do espaço inclui ainda uma mesa com oito lugares, bancos adicionais e um divertido “piso de rede”, que funciona como um sofá para ler e relaxar.

O projeto tem parceria da empresa de madeira pré-fabricada PT Kayu Lapis Indonésia e foi financiado pela Fundação Arkatama Isvara. O espaço é público, gratuito e administrado pelo Harvey Center, uma instituição sem fins lucrativos, em parceria com a autarquia de Semarang.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...