Toyota Mirai Fuel Cell. Chegou a segunda geração do automóvel movido a hidrogénio



A Toyota liderou o mundo com a introdução do modelo Mirai movido a hidrogénio, em 2014. Neste momento, a Toyota aplica a sua avançada tecnologia de veículos elétricos a pilha de combustível de emissões zero (FCEV), ao modelo de segunda geração. O Mirai tem sido o embaixador para o aumento da consciencialização global de como uma futura sociedade de hidrogénio limpa e sustentável pode ser uma realidade.

Este é um veículo tecnicamente sofisticado, com uma autonomia de cerca de 500 km, reabastecimento fácil em questão de minutos e nenhuma emissão além de água pura. Desde o lançamento, foram vendidas cerca de 10 mil unidades e, enquanto isso, a Toyota apoiou ativamente o desenvolvimento da infraestrutura de combustível a hidrogénio nos principais mercados do mundo.

A eficiência ainda é uma área crítica e a Toyota tem como objetivo um aumento de 30% na autonomia do Mirai através de melhorias no sistema de pilha de combustível e utilização de depósitos de hidrogénio maiores. Atualmente, existem três depósitos – um longo e dois curtos – que juntos aumentam a capacidade de combustível em cerca de um quilograma de hidrogénio por comparação com o modelo atual.

Yoshikazu Tanaka engenheiro-chefe do Toyota Mirai afirmou aquando do seu lançamento: “A expansão da infraestrutura de abastecimento necessária aos FCVs provavelmente vai demorar 10 a 20 anos, ou talvez até mais. É definitivamente um caminho longo e desafiante. No entanto, a bem do futuro, é um caminho que temos que percorrer.”
Por exemplo, a startup alemã de mobilidade partilhada CleverShuttle tem vindo a utilizar um Toyota Mirai, modelo movido a hidrogénio, e em 24 meses já percorreu mais de 2,2 milhões de quilómetros livres de emissões no transporte de 567.000 passageiros.

A cooperação entre a Toyota e a CleverShuttle começou em setembro de 2017, inicialmente com 20 Toyota Mirai a pilha de combustível em Hamburgo. No mercado alemão, o veículo vai custar 63.990 euros. O abastecimento dos veículos é feito nas estações de reabastecimento da H2 Mobility, a joint venture criada para expandir a infraestrutura alemã de hidrogénio.

Mirai é a expressão japonesa que significa futuro, daí ter sido escolhida para designar o primeiro sedan do mundo movido a pilha de combustível. A eletricidade que alimenta o motor elétrico do Mirai é criada através de uma compacta pilha de combustível, onde o oxigénio reage com o hidrogénio, não emitindo outras emissões que não seja apenas vapor de água.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Novo modelo Mirai – Especificações gerais
Comprimento total (mm): 4,975
Largura total (mm): 1,885
Altura total (mm): 1,470
Distância entre eixos (mm): 2,920
Trem de transmissão: Tração às rodas traseiras
Lotação: 5
Autonomia: cerca de 500 km





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