Eletrificação das frotas acelerará deve ser prioritário na agenda da descarbonização
Alcançar a neutralidade de carbono no futuro não é um desafio fácil. É preciso que os países invistam em diversos setores, procurando assim reduzir em massas as emissões de gases poluentes que todos os dias são libertados para a atmosfera.
O setor da mobilidade é um dos que tem sido mais debatido através da mobilidade elétrica. Um novo relatório da EY e da Eurelectric “Accelerating fleet electrification in Europe: When does reinventing the wheel make perfect sense?” concluiu que, a eletrificação de frotas deve ser uma medida prioritária com vista ao cumprimento da agenda da descarbonização. A sua aceleração pode contribuir de forma significativa para avanços neste objetivo.
Segundo o estudo, o setor de frotas é responsável por mais de 40% do total de quilómetros percorridos e metade das emissões totais do transporte rodoviário na Europa. Os especialistas indicam que uma aceleração da eletrificação das frotas vai permitir que o mercado secundário e mais amplo de veículos de passageiros faça uma transição mais rápida.
Até novembro de 2020, registou-se um um recorde de um milhão de veículos elétricos vendidos, o equivalente a 1 em cada 10 carros de passageiros vendidos. Espera-se agora atingir os volumes de vendas de 30% a 40% de veículos elétricos até 2030.
Serge Colle, Líder do setor de Power & Utilities, da EY Global, explica que“começar pela transição da frota abrirá o caminho e gerará novas oportunidades comerciais, incluindo soluções de carregamento de veículos para a rede e veículos elétricos, entre outros. Para conseguir isso é necessária uma abordagem centrada na frota, tanto por parte dos governos, como da indústria(…) No entanto, nenhum setor pode conduzir a transição sozinho – a colaboração entre todos os participantes do ecossistema eMobility é fundamental para alcançar o sucesso”, alerta.