Pacto Português para os Plásticos lança segunda fase da Campanha “Vamos Reinventar o Plástico”



O Pacto Português para os Plásticos (PPP), coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, acaba de anunciar que no seu primeiro ano quase duplicou o número de membros e cumpriu o seu primeiro objetivo de definir uma lista de plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários a eliminar até 2025.

Para Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos, “os resultados alcançados são amplamente positivos, na medida em que atestam o elevado grau de compromisso das entidades da cadeia de valor dos plásticos nacional na transição para uma economia circular. Conseguir envolver mais de 90 entidades em tão pouco tempo e, sobretudo, num período particularmente desafiante, demonstra a prioridade que os membros do Pacto Português para os Plásticos colocam na sustentabilidade e circularidade dos plásticos, revelando o potencial desta iniciativa para alcançar as ambiciosas Metas 2025”.

A Campanha “Vamos Reinventar o Plástico” segue agora para a segunda edição, que se irá focar nas questões da “reutilização” e da “reciclagem”. Além de continuar a investir na sensibilização do público, disponibilizando conselhos e estratégias de reutilização, o PPP aproveitou também o começo do ano para lançar o Roadmap 2025, um documento estratégico desenvolvido de forma colaborativa por todos os seus membros, que indica o caminho a seguir para a concretização das ambiciosas metas estabelecidas.

No mesmo contexto, surge hoje o novo passatempo do Pacto dirigido a todos os portugueses, que irá decorrer até ao dia 25 de fevereiro. O desafio é simples: só tem de partilhar com o “mundo” o seu empenho e a sua proposta para reinventar o plástico. Os três vencedores recebem vales de compras no valor de 200 euros para utilizar nas lojas de alguns dos membros da iniciativa.

“Este passatempo tem como principal objetivo a partilha das melhores práticas relativas à reutilização de embalagens de plástico, através de uma fotografia exemplificativa. A equipa da Associação Smart Waste Portugal, entidade coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, irá selecionar as 10 fotografias finalistas, de acordo com a sua originalidade, criatividade e impacto para a boa (re)utilização das embalagens em plástico”, explica Pedro São Simão. As 10 fotografias finalistas serão votadas pelo público, sendo que as 3 fotografias com o maior número de “likes” serão as premiadas”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...