Universidade de Aveiro: Brócolos têm benefícios na alimentação e na produção de bioplásticos



Além de ser um vegetal muito nutritivo, o brócolo tem também vários benefícios no sistema imunitário e na produção de bioplásticos, sugere uma tese de doutoramento da Universidade de Aveiro.

Sónia Ferreira, aluna do Programa Doutoral em Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição, apresentou no seu trabalho uma proposta para a valorização económica dos subprodutos do brócolo.

“As suas partes com menos valor comercial, que correspondem a cerca de 70% do brócolo e que não se veem nas prateleiras dos supermercados, têm constituintes que funcionam como ativadores do sistema imunitário”, explica a UA em comunicado. Comprovou-se assim que os polissacarídeos pécticos extraídos dos brócolos têm um efeito positivo na função imunológica e na saúde.

“Por outro lado, outro tipo de compostos também identificados nestes subprodutos do brócolo poderão ser adicionados para produzir bioplástico com possível utilização em embalagens alimentares, repelindo a água e prolongando o tempo de vida dos produtos” indicam, acrescentando “a adição destes compostos antes das etapas de gelatinização e filtração do amido permitiu obter filmes de bioplástico com maior resistência, rigidez e elasticidade”.

O bioplástico é produzido através de uma biomassa de amido de milho ou batata, por exemplo, e é biodegradável, sendo por isso uma importante alternativa ao plástico tradicional.

© Universidade de Aveiro




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...