Iceberg com 1270 quilómetros quadrados solta-se de plataforma de gelo na Antártida
No passado dia 26 de fevereiro um iceberg com 1270 quilómetros quadrados soltou-se da plataforma de gelo de Brunt, na Antártida. Durante a manhã, a fenda avançou rapidamente em poucas horas, separando o bloco de gelo da plataforma.
O acontecimento foi detetado pelo British Antarctic Survey (BAS), que já esperava o sucedido há quase 10 anos. Em causa está uma fenda que surgiu em novembro de 2020, a Fenda do Norte, que em janeiro cresceu em média 1 quilómetro por dia. Esta foi a terceira na última década a aparecer na plataforma de gelo, que tem 150 metros de espessura.
“As nossas equipas do BAS foram preparadas para o nascimento de um iceberg na plataforma de gelo de Brunt há anos. Monitorizamos a plataforma de gelo diariamente usando uma rede automatizada de instrumentos GPS de alta precisão que circundam a estação, que medem como a plataforma de gelo se está a deformar e a mover”, explica Dame Jane Francis, diretora do BAS.
O destino do iceberg é no entanto incerto. “Nas próximas semanas ou meses, o iceberg pode se afastar; ou pode encalhar e permanecer perto da plataforma de gelo de Brunt”, afirma a especialista.
Veja aqui um vídeo da Fenda do Norte, disponibilizado pelo Instituto: