Rio+20: Angela Merkel não vai
O Rio+20 recebeu hoje um rude golpe na sua credibilidade e capacidade futura de decisão, com a notícia de que Angela Merkel, a chanceler alemã, não irá está presente na conferência carioca. Segundo a Exame Brasil, Merkel terá telefonado a Dilma Rousseff para informar que não estaria presente na conferência, que se realiza entre 20 e 22 de Junho no Rio de Janeiro.
Esta é a quarta perda de peso da conferência, depois de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, David Cameron, primeiro-ministro britânico e Nicolas Sarkozy, presidente francês, anunciarem que não iriam.
Apesar da cimeira ter já 80 responsáveis líderes de primeiro plano confirmados, quatro dos principais políticos do Mundo decidiram que o Rio+20 não faz parte das suas prioridades.
Wen Jiabao, primeiro-ministro chinês, e Manmohan Singh, o seu congénere indiano, já confirmaram a sua presença. No caso de Jiabao, de resto, ele irá liderar uma comitiva de 200 pessoas, entre membros do Governo e até empresários. Afinal, o Rio+20 é uma excelente ocasião para fazer negócio.
“É lamentável porque se espera sempre o mais alto nível de presença dos países, mas isso não significa que não será uma reunião histórica. Temos certeza que será”, afirmou o porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar Nunes. (O Itamaraty é o Ministério brasileiro das Relações Externas.)
Ainda segundo a Exame Brasil, Angela Merkel terá dito a Dilma Rousseff, em Fevereiro, que iria participar no Rio+20. Agora, mudou de opinião, envolvida em questões do orçamento alemão. Também Sarkozy, entre eleições, ignorou a proposta. Já Obama, nunca o escondeu, prefere centrar-se em assuntos internos.