Too Good To Go lança novo selo de validade para produtos alimentares
Atendendo ao facto de que são desperdiçados 8.8 milhões de toneladas de comida por ano na Europa, e que 49% dos consumidores da União Europeia acredita que uma informação mais clara sobre prazos de validade os ajudaria a evitar o desperdício alimentar, a Too Good To Go lançou uma nova iniciativa intitulada “Observar, Cheirar, Provar”.
Sob o mote “Faz Sentido Usar os Sentidos”, a B Corp criou um novo selo a aplicar nos rótulos com data de durabilidade mínima, pelos produtores alimentares. A Too Good To Go pretende assim clarificar a informação sobre os diferentes prazos de validade, sensibilizar para o desperdício alimentar resultado dessa má interpretação e harmonizar políticas de consumo a nível internacional.
Em Portugal, o projeto conta já com 14 marcas parceiras – Diese, Beesweet, Lacticínios das Marinhas, Branca de Neve e Espiga da Fábrica Lusitanas, Saborosa, GoGo SqueeZ e A Vaca que Ri da Bel, Montiqueijo, Quinta dos Jugais, Ferbar, El Mandarin, Pantagruel da Imperial e Hellmanns da Unilever – que irão adicionar este selo aos seus produtos.
Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go em Portugal e Espanha, afirma “Para uma marca como a Too Good To Go, cujo propósito é combater o desperdício alimentar, a urgência de iniciativas de educação que se traduzam em ferramentas práticas e escaláveis – como é o caso da nossa app e agora deste novo selo – são uma prioridade. A necessidade de colocarmos em prática este projecto em vários países onde a Too Good To Go atua, prende-se com o facto de que, segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 53% dos consumidores não sabe o significado dos diferentes rótulos. (…) A consequência são cerca de 8.8 Milhões de toneladas de comida desperdiçada por ano na Europa. Estes são números aos quais não podemos fechar os olhos”.