Península Ibérica vai ter a sua primeira fábrica de transformação de resíduos



A Repsol, a Agbar e a Enerkem juntaram-se para construir a a primeira fábrica de transformação de resíduos da Península Ibérica.

A fábrica terá capacidade para converter cerca de 400 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos não recicláveis em perto de 220 mil toneladas de metanol por ano, que serão transformados em plásticos renováveis ou em biocombustíveis avançados. Através da sua tecnologia, esta vai também permitir reduzir cerca de 200 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente.

A construção, pioneira na Península Ibérica, entrará em funcionamento em 2025, segundo prevêem as empresas. A decisão final de investimento do projeto deverá acontecer no primeiro trimestre de 2022.

Dominique Boies, Diretor Executivo e Financeiro da Enerkem, afirma: “Temos orgulho em acolher a Repsol como parceiro para continuar a apoiar as nossas instalações em Tarragona. A sua grande experiência na indústria, juntamente com a da Agbar, permitir-nos-á apresentar os numerosos benefícios associados à nossa tecnologia única e disruptiva, transformando resíduos em plásticos renováveis ou biocombustíveis avançados”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...