Cientistas encontram microplástico na maior calota de gelo da Europa



A Vatnajökull, situada na Islândia, é a calota de gelo com maior volume da Europa. Como em tantos outros sítios remotos e longe de urbanizações, o plástico já lá marca também presença.

Uma equipa de cientistas da Reykjavik University, da University of Gothenburg e do Icelandic Meteorological Office descobriu partículas microplásticas num local intocado da calota polar. Após analisarem as amostras recolhidas de neve do local, os investigadores encontraram uma diversidade de microplásticos, com diferentes tamanhos, cores – azul, verde, rosa – e materiais – poliuretano, cloreto de polivinila, poliamida e acrilonitrila butadieno estireno.

“Os nossos resultados confirmam que o transporte atmosférico de partículas microplásticas é uma das vias importantes para a poluição microplástica”, explicam no artigo publicado no Multidisciplinary Digital Publishing Institute.

Além de poluir os oceanos e de entrar na cadeia alimentar, o plástico pode permanecer durante décadas no gelo e ir-se degradando. Além disso, como referem os autores, é preciso “saber muito mais sobre os efeitos a curto e a longo prazo dos microplásticos na dinâmica do gelo e se eles contribuem para o derretimento das geleiras”. Caso os mesmos apresentem um novo risco para estas massas de gelo, além do já existente, é necessário encontrar novas soluções que possam reverter quaisquer efeitos prejudiciais.

“Este estudo demonstrou a presença de partículas microplásticas na calota polar Vatnajökull, mas é necessário criar um programa de amostragem sistemática para melhor quantificar a contaminação microplástica nesta área remota do Atlântico Norte. A longo prazo, este trabalho vai contribuir para o conhecimento atualmente limitado que existe sobre a contaminação de microplásticos em glaciares e as possíveis mudanças que tal contaminação pode causar, tal como melhorará a compreensão do transporte atmosférico de microplásticos”, concluem os especialistas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...