Estados Unidos da América têm cada vez temperaturas mais altas
A NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) dos Estados Unidos da América revela, na sua mais recente análise ao clima do país, que nos últimos 30 anos as temperaturas têm vindo a aumentar significativamente.
A temperatura média anual, entre 1991 e 2020, considerada a “normal”, foi de 11.3ºC. Este valor representa uma diferença de 0.9ºC acima da média de 1971 a 2000, que correspondia a 11.1ºC.
“A influência do aquecimento global a longo prazo é óbvia: o mapa mais antigo da série tem os azuis mais difundidos e mais escuros, e o mapa mais recente tem os vermelhos mais difundidos e escuros”, explicam os cientistas da NOAA.
Além das temperaturas estarem mais elevadas, a precipitação também sofreu alterações notórias. O tempo está mais húmido, principalmente na costa Este e no Centro, uma mudança que tem vindo a ocorrer significativamente desde 1961.
“Parte dessa humidade em relação à média do século 20 está ligada ao aquecimento global do clima e ao “humedecimento” da atmosfera que ocorre à medida que o aumento das temperaturas faz com que mais água evapore do oceano e da superfície terrestre”, afirmam.