Baleia encontrada no rio Tamisa acabou por não sobreviver
No passado dia 9 de maio, domingo, uma cria de baleia-anã foi encontrada encalhada numa barragem no rio Tamisa, em Richmond, no Reino Unido. Com a ajuda das autoridades o animal foi resgatado e foi libertado durante a noite, no intuito de possibilitar que descesse o rio em direção à costa. Após o resultado da operação, o caso foi dado como um sucesso, embora se tivesse receio da sua sobrevivência.
“A vida daquela baleia está em perigo: está ferida, é muito jovem e está muito longe de casa”, explicou à Reuters Martin Garside, porta-voz da Autoridade Portuária de Londres. “Este animal vem do norte do Mar do Norte — por isso está a centenas de milhas de onde deveria estar”, acrescentou.
Apesar de ser conseguido escapar, na tarde de segunda-feira o mamífero ficou novamente preso em Teddington, e a sua condição piorou bastante, avança a Reuters.
“A sua condição está a piorar. Não está a agir da mesma maneira que na noite passada. Basicamente ela perdeu toda a energia que tinha”, afirmou Julia Cable, coordenadora do British Divers Marine Life Rescue.
A baleia estava desnutrida e ferida, e sendo uma cria, a presença da mãe também seria essencial para a sua sobrevivência. Apesar de todo o esforço, os veterinários da Zoological Society of London não tiveram outra possibilidade a não ser a de abatê-la.
A team member lays flowers on a minke whale calf, which was put down on the banks of the River Thames in London after its condition deteriorated and hopes for its survival faded, hundreds of miles from its home. More photos: https://t.co/BXBvkFxswj ? @thomasnicholson pic.twitter.com/K1fvKmI87D
— Reuters Pictures (@reuterspictures) May 10, 2021