Maia: Juntas de Freguesia com papel ativo no projeto Recicle Mais Pague Menos



O município da Maia é o primeiro do país a indexar a tarifa de pagamento da gestão de resíduos indiferenciados à sua produção, deixando esta de estar relacionada com o consumo de água. Desta forma, os habitantes passarão a pagar o valor justo pelos resíduos que colocam no contentor do indiferenciado, o que significa que, quanto mais reciclarem, menos pagam.

O projeto em causa, intitulado “Recicle Mais Pague Menos”, arrancou no início do mês de maio e vai abranger de momento perto de 10 mil pessoas.

Numa fase inicial, pretende-se que as Juntas de Freguesia tenham um papel ativo na mudança. Como tal, a Maiambiente realizou um webinar dirigido aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, possibilitando o esclarecimento de todas as dúvidas e questões existentes.

Foram dados a conhecer todos os detalhes da iniciativa para que, no decorrer da mesma, os cidadãos vejam as suas dúvidas respondidas com a máxima prontidão.

A implementação deste modelo será faseada, de acordo com a tipologia de habitação, ocorrendo a primeira fase em habitações unifamiliares até 2022, prevendo-se uma segunda fase em edifícios multifamiliares dotados de compartimentos de resíduos em 2023, e uma terceira fase em edifícios multifamiliares que utilizam equipamentos coletivos de via pública, em 2024.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...