Câmara da Batalha apresenta aos eurodeputados a necessidade de tratamento dos efluentes suinícolas em Leiria



Foi ontem apresentada, em visita de trabalho às margens do rio Lena, a situação que a Vila da Batalha enfrenta face à necessidade de tratamento dos efluentes das suiniculturas na região.

O Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, aproveitou a presença dos eurodeputados Álvaro Amaro, Lídia Pereira e Paulo Rangel, para transmitir o seu desagrado relativamente à recente decisão do Ministro do Ambiente de suspender a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES) em Leiria. O autarca apresentou os dados atualizados dos problemas ambientais da bacia hidrográfica do Lis, e apelou à intervenção da Comissão Europeia no sentido de influenciar o governo português a concretizar em Leiria a que consideram uma “prioridade europeia da transição ambiental justa”.

Paulo Batista Santos defende que “o tratamento de efluentes suinícolas da região de Leiria é uma questão nacional e que deverá merecer a atenção das instituições europeias”, e aponta que “o Ministério do Ambiente em Portugal funciona como uma força de bloqueio ao desenvolvimento sustentável” pelo facto de “continuar a ignorar as preocupações dos cidadãos e das empresas agropecuárias da região de Leiria”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...