Este dispositivo recolhe água potável do ar sem precisar de energia



Uma equipa de investigadores do Instituto ETH Zurich, na Suíça, criou um dispositivo que recolhe água da atmosfera durante 24 horas, sem precisar de energia. O projeto-piloto tem como objetivo ajudar as comunidades que sofrem com a escassez de água, especialmente as de países em desenvolvimento.

O dispositivo é feito de vidro revestido de polímero e prata, que permite refletir a radiação solar e ao mesmo tempo irradiar o calor para o exterior, permitindo que este arrefeça até 15 graus Celsius abaixo da temperatura ambiente. No interior do mesmo, o vapor da água acaba por condensar e se transformar em água.

Após realizarem testes em Zurique, os cientistas perceberam que a nova solução permite produzir o dobro da agua por área diariamente, comparativamente às tecnologias atuais. “O pequeno sistema piloto com um painel de diâmetro de 10 centímetros distribuiu 4,6 mililitros de água por dia em condições reais. Dispositivos maiores com painéis maiores podiam produzir mais água. Os cientistas conseguiram demonstrar que, em condições ideais, eles podem recolher até 0,53 decilitros de água por metro quadrado de superfície do painel por hora”, explica a ETH em comunicado.

No estudo, agora publicado na revista científica Science Advances, os autores explicam que “Meio bilião [em Portugal, 500 milhões] de pessoas sofrem com esse stress hídrico durante todo o ano. Embora atualmente haja água doce suficiente na Terra para suportar o consumo, ela não está disponível de forma que a oferta corresponda à procura. Os crescentes desafios globais, como as alterações climáticas, o crescimento da população humana e sua combinação, representam ameaças adicionais prejudiciais aos recursos hídricos globais”: Como tal, acrescentam, “o vapor de água atmosférico representa uma fonte alternativa de água potável devido à sua vasta quantidade total e acessibilidade universal. Na verdade, a maior parte da água na atmosfera em regiões húmidas e secas poderia fornecer um adicional de ~ 15% de água doce às fontes existentes. Este valor equivale a quase três vezes o consumo global anual de água”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...