A Colômbia é o paraíso das borboletas: é a casa de mais de 3 mil espécies e 2 mil subespécies



A Colômbia acaba de ser nomeada o país com mais borboletas no mundo. Uma equipa de cientistas internacionais listou todas as espécies de borboleta que existem no país e chegou à conclusão de que nele habitam 3.642 espécies e 2.085 subespécies, o que equivale a 20% de todas as espécies de borboletas encontradas no Planeta Terra.

Embora a Colômbia seja um autêntico paraíso das borboletas, rico em biodiversidade, esta distinção gera também um sinal de alerta; nos últimos anos o país tem vindo a sofrer uma destruição massiva das suas florestas, causada pela extração mineira, pela extração de madeira e pela indústria pecuária. Estas condições colocam as espécies e os seus habitats em risco de sobrevivência.

Blanca Huertas, uma das autoras do estudo, afirma em comunicado ao Natural History Museum (Reino Unido): “É preciso agir quase imediatamente porque as florestas na Colômbia estão a ser perdidas a um ritmo alarmante”. “Mais de 200 espécies de borboletas da lista de verificação são exclusivas da Colômbia e não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, por isso se as perdermos, não haverá população de reserva e elas desaparecerão para sempre” alerta.

A lista integra todas as espécies de borboletas descobertas no país até hoje. Pode consultá-la em versão espanhola e inglesa, aqui.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...