Ganso-patola-de-patas-azuis: esta ave usa a cor das suas patas para impressionar as fêmeas
Esta curiosa ave marinha habita nas Ilhas Galápagos e ao largo das costas ocidentais da América Central e do Sul. São geralmente vistas de praias, mas não muito de perto. Enquanto adulto tem pescoço com listas castanhas e brancas e patas azuis brilhantes, na sua fase jovem a cabeça e pescoço são acastanhados e patas acinzentados.
Chegam a medir cerca de 90 cm e a pesar dois quilogramas, sendo que as fêmeas são maiores que os machos.
As suas patas azuis, que lhes conferem a peculiaridade e encanto servem como chamariz sexual, nos Ganso-Patola-de-patas-azuis machos quanto mais brilhantes e azuis forem as patas, mais interessantes para as fêmeas.
Esta espécie reproduz-se em colónias, e, apesar de voar bem alto, faz os seus ninhos no solo.
Também conhecida como Atobá de pata azul ou boobie, esta ave partilha o seu habitat com duas espécies de atobás: o Atobá-grande (Sula dactylatra), mais conhecido como Masked Booby e o Atobá-de-pé-vermelho (Sula sula).
As patas azuis são famosas devido às danças de acasalamento: quando querem acasalar, o macho mostra as patas à fêmea e, se esta gostar delas, começa a dançar e a assobiar. Após o acasalamento, costumam depositar entre um a três ovos, cobrindo-os com as suas patas como proteção.
Os gansos-patola-de-patas-azuis são mergulhadores excepcionais, fazendo voos a pique de forma a apanhar as suas presas.
É uma espécie protegida nas Galápagos e tem uma vida média de 17 anos.