O muco marinho pode devastar a vida nos mares (e a culpa é dos humanos)



O muco do mar é uma lama verde natural que se forma quando as algas são sobrecarregadas com nutrientes em consequência do clima quente e da poluição da água. Foi encontrado pela primeira vez na Turquia, em 2007, mas também no Mar Egeu. Os especialistas dizem que o fenómeno ocorre devido à poluição e às mudanças climáticas.

O muco começou a cobrir o Mar de Mármara, na Turquia, em Dezembro de 2020, resultado do excesso de produção de fitoplâncton, e está a devastar o ecossistema e a pôr em risco a indústria piscatória. Esta goma acumula-se nas redes de pesca e torna-as tão pesadas que, muitas vezes, se partem ou perdem.

O ministro do Ambiente e Planeamento Urbano da Turquia, Murat Kurum, reconheceu que o muco marinho era um problema sério e garantiu que o Governo planeia tornar todo o Mar de Mármara numa área protegida, adoptar estratégias para reduzir a poluição e melhorar o tratamento das águas residuais de cidades costeiras e navios.

O professor Bayram Ozturk, da agência turca de pesquisa marinha, alertou que esses problemas continuarão, a menos que novos investimentos sejam feitos para tratar e purificar o esgoto de Istambul. “Devido ao crescimento excessivo do muco do mar, várias espécies estão ameaçadas, (incluindo) as ostras, mexilhões e estrelas-do-mar”, disse Ozturk à BBC. “É uma verdadeira catástrofe.” O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prometeu salvar o litoral do país.

“Com sorte, salvaremos os nossos mares desta calamidade que é o muco do mar”, disse Erdogan.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...