Foi encontrado um naufrágio romano do século II a.C. no Mediterrâneo



Um naufrágio romano do século II a.C. foi encontrado a 92 metros de profundidade, no Mar Mediterrâneo, perto da Isola delle Femmine, na Sicília.

A descoberta foi realizada a bordo do navio oceanográfico Calypso South, da Agência Regional de Proteção Ambiental da Sicília (Arpa). As primeiras imagens do local, captadas através do robot Rov, mostram a presença de vários achados arqueológicos, mais especificamente de um grande conjunto de ânforas do tipo Dressel 1-A (vasos de barro usadas no transporte de vinho).

“A identificação do navio romano no fundo do mar de Isola delle Femmine é talvez uma das descobertas mais importantes dos últimos meses”, afirma Alberto Samonà, vereador do Património Cultural e da Identidade Siciliana.

“O Mediterrâneo dá-nos continuamente elementos preciosos para a reconstrução da nossa história ligada ao comércio marítimo, aos tipos de embarcações, aos transportes efectuados, às talassocracias, mas também dados relativos à vida a bordo e às relações entre as populações costeiras”, explica Valeria Li Vigni, Superintendente do Mar. “A descoberta confirma a presença de inúmeros vestígios arqueológicos nas faixas batimétricas superiores a 50/80 metros, que nos estimulam a continuar a nossa investigação no fundo do mar em sinergia com as competências dos técnicos do Arpa, que continuarão a produzir excelentes resultados”, esclarece.

Veja aqui as imagens do acontecimento, partilhadas pela Arpa de Sicília:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...