Projeto “LIFE Volunteer Escapes” permitiu plantar mais de 21 mil árvores e plantas
Esteve a decorrer em Torres Vedras, entre janeiro de 2018 e junho de 2021, o Projeto “LIFE Volunteer Escapes – Volunteer with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense”. Apoiado pelo “Programa LIFE”, este projeto foi coordenado pela MONTIS – Associação de Conservação da Natureza, e teve com parceira a Câmara Municipal de Torres Vedras, entre outras entidades nacionais.
O “LIFE Volunteer Escapes” visava o acolhimento de voluntários provenientes da plataforma Corpo Europeu de Solidariedade, com o objetivo de desenvolver atividades de conservação da natureza e de biodiversidade na região. No total foram acolhidos 20 voluntários, que participaram em variadas ações, nomeadamente, de controlo de espécies invasoras nas áreas da Rede Natura 2000, de arborização de terrenos municipais na Serra de São Julião e na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, de restauro de habitats ripícolas nos rios Sizandro e Alcabrichel, e de propagação e reprodução de espécies nativas nos Viveiros Municipais.
O envolvimento dos voluntários nestas atividades permitiu intervir em 37,12 hectares, plantar 21.029 árvores, arbustos autóctones e plantas dunares nativas, restaurar uma extensão de 1,6 quilometros de habitats ripícolas e controlar 21,3 hectares de plantas invasoras, como o chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) e a acácia (Acacia spp).
Mas o seu contributo não foi restrito ao grupo: no âmbito do projeto, realizaram-se 37 ações de voluntariado abertas à população. Isto permitiu envolver mais de 5 mil cidadãos, entre os quais colaboradores de empresas, escuteiros, estudantes, entidades privadas e entidades sem fins lucrativos.
O “Programa LIFE” é um instrumento financeiro comunitário que foi criado com o objetivo específico de contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente.