Singapura inaugurou um dos maiores parques fotovoltaicos flutuantes do mundo
Um dos maiores parques fotovoltaicos flutuantes do mundo foi inaugurado recentemente no Reservatório Tengeh, em Singapura. A “The Sembcorp Tengeh Floating Solar Farm” é composta por 122 mil painéis solares, que ocupam um espaço de 45 hectares.
Os painéis solares têm uma potência instalada de 60 megawatts-pico (MWp), e a eletricidade gerada será suficiente para abastecer as cinco estações de tratamento de água locais, compensando 7% das necessidades anuais de energia da PUB. Esta instalação permitirá reduzir cerca de 32 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) anualmente, o mesmo que retirar 7 mil carros das estradas do país.
A “The Sembcorp Tengeh Floating Solar Farm” resulta de um projeto entre a empresa Sembcorp Industries e a PUB – Agência Nacional de Águas de Singapura, cujas obras tiveram início em agosto de 2020. De acordo com a PUB, foi elaborado um Plano de Gestão Ambiental e Mitigação (EMMP) no intuito de minimizar quaisquer impactos na biodiversidade do reservatório e na qualidade da água. “O EMMP inclui a monitorização e gestão da biodiversidade, da qualidade da água, da qualidade dos sedimentos e da poluição sonora, antes, durante e após a construção do projeto”, garantem.
Este parque solar vai permitir, segundo a Agência, que Singapura “seja um dos poucos países no mundo a integrar a tecnologia verde ao tratamento de água, criando um sistema hidráulico totalmente verde”.