Cantinas universitárias em Berlim passam a ter apenas 4% de carne e peixe



No próximo semestre de inverno, o regresso a algumas cantinas universitárias na Alemanha não será o mesmo. O cardápio de várias universidades em Berlim vai mudar, e passará a incluir apenas 2% de refeições de carne e 2% de peixe. Por outro lado, terá um total de 68% de refeições vegan e 28% de refeições vegetarianas.

Outra das mudanças é que às segundas-feiras estarão apenas disponíveis pratos vegetarianos e vegan. Já às terças e quintas integram o menu um prato de carne, e às quartas e sextas um prato de peixe – sendo ambos certificados e provenientes de agricultura e pesca sustentáveis.

“O novo conceito nutricional foi desenvolvido em particular porque os alunos procuraram-nos repetidamente com o desejo de tornar a comida oferecida nos refeitórios ainda mais ecológica”, explica Daniela Kummle da Studierendenwerk Berlin, uma associação de apoio aos alunos, que coordena 34 cantinas universitárias em Berlim. De acordo com a profissional, um estudo em 2019 concluiu que 14% dos estudantes da cidade eram beganos e 33% eram vegetarianos.

Alguns dos pratos que os alunos vão poder encontrar são, por exemplo, tiras de soja marinadas em molho de caril e vegetais com gengibre fresco e trigo sarraceno (vegan), bolinhos vegetarianos com molho de espinafre e tomate picado (vegetariano), schnitzel de lombo de porco ao estilo vienense (carne) e filete de salmão selvagem assado com molho de cúrcuma (peixe).

A proteção do clima está em foco nas universidades de Berlim, pelo que muitas delas começam a adotar estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas. É exemplo disso a Universidade Livre de Berlim, que em 2019 foi a primeira a declarar emergência climática, tendo como objetivo tornar-se neutra em carbono até 2025. Em simultâneo, também a Universidade Técnica de Berlim (TU) quer ter impacto neutro no clima até 2045. Sendo a alimentação à base de plantas um grande passo para reduzir as emissões de carbono e combater as alterações climáticas, faz todo o sentido para os estabelecimentos proceder a esta alteração.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...