Parque Nacional do Grand Canyon apela a que visitantes não deixem cadeados



O Parque Nacional do Grand Canyon recorreu às redes sociais para fazer um aos seus apelo aos visitantes: Tirem apenas fotografias e não deixem rasto (#LeaveNoTrace) – nem lixo, nem cadeados. Na publicação, a equipa refere-se ao hábito de alguns casais deixarem um cadeado preso às redes de aço e de atirarem a chave do cimo das montanhas, o que coloca em risco a vida selvagem.

Uma das espécies que habita no Parque Nacional é o condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus), que se encontra em perigo crítico de extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Como a equipa explica e demonstra numa fotografia, estas aves são curiosas, e já foram encontrados restos de lixo no seu estômago.

“Eles estão frequentemente interessados em coisas novas, que incluem pequenos pedaços de lixo, chamados de micro-lixo. Os condores podem confundir tampas de garrafas, moedas ou chaves como comida, e às vezes podem até trazer estes perigos para os seus ninhos onde as crias podem sufocar-se. Tal como a maioria da vida selvagem, os condores não conseguem digerir o micro-lixo e irão morrer se estes objetos não forem removidos cirurgicamente”, apontam.

Assim, pedem que os visitantes deixem apenas uma marca positiva no Grand Canyon. “Deixa os teus cadeados de amor em casa e enfia o teu lixo de volta no bolso. Só tu podes manter o Grand Canyon bonito e a vida selvagem saudável”.

O ato de colocar um cadeado numa ponte, porta ou outro local público, tem como objetivo simbolizar o amor entre duas pessoas. Hoje em dia é muito comum observar estes cadeados em locais turísticos, como por exemplo no Miradouro da Senhora do Monte, em Lisboa, ou na Casa de Julieta, em Verona.

Veja aqui a publicação em causa, divulgada na página de Facebook do Parque:

How can YOU leave your mark on Grand Canyon?

Take a valuable lesson from these visitors; Take only pictures and…

Publicado por Grand Canyon National Park em Sábado, 4 de setembro de 2021





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...