Nova obra de Bordalo II na Ilha do Corvo alerta para o impacto do lixo marinho nas aves 



O artista Bordalo II acaba de inaugurar uma nova obra na Ilha do Corvo, no Arquipélago dos Açores: um Cagarro feito a partir de lixo. A obra de arte integra a série “Big Trash Animals” e surge no âmbito de uma iniciativa da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e da Câmara Municipal do Corvo, inserida no projeto OceanLit.

A espécie Calonectris borealis, representada nesta obra, nidifica em Portugal apenas nas ilhas dos Açores e da Madeira, e em Portugal Continental, nas ilhas Berlengas e na costa de Peniche. De acordo com a organização, 75% da população mundial de cagarras nidifica nos Açores, e na ilha do Corvo estima-se que existam entre 3735 e 10 524 casais.

Através desta obra, pretende-se alertar para a poluição e para o impacto do lixo marinho nas aves. “Um estudo realizado pela Universidade dos Açores revelou que 93% dos juvenis de cagarro tinham plástico no estômago”, explica a SPEA, razão pela qual é fundamental “chamar a atenção para este problema e sensibilizar as pessoas para a necessidade de diminuir o consumo de plástico”.

 

© Tânia Pipa / SPEA




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...