Crianças e jovens vão fazer plogging nos espaços naturais de Miranda do Corvo
Os trilhos de Miranda do Corvo vão ser invadidos no próximo dia 10 de outubro para uma ação de plogging, na qual crianças e jovens vão conciliar a corrida com a limpeza e recolha de lixo em todo o percurso. A iniciativa é organizada pelos Trilhos dos Abutres e pela Abutres Trail Running School, em conjunto com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
O evento assinala o lançamento da 11ª edição dos Trilhos dos Abutres, a prova portuguesa de Trail Running que se irá realizar de 28 a 30 de janeiro de 2022, e que este ano reforça a aposta da organização na sustentabilidade.
“A sustentabilidade e o ambiente são uma forte preocupação da organização dos Trilhos dos Abutres. Por isso promovemos esta ação, que se destina principalmente a crianças acompanhas por adultos, mas em que convida todos os interessados a arregaçarem as mangas para uma recolha de lixo sem precedentes pelos espaços naturais de Miranda do Corvo”, afirma Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica.
A ação de plogging vai permitir juntar alunos e famílias de várias escolas do concelho, no entanto, está aberta ao público em geral. O ponto de encontro será às 9 horas no Mercado Municipal de Miranda do Corvo, no dia 10 de outubro.
A iniciativa será sucedida por um atelier de trabalhos manuais, orientado pela dupla de artistas “Mar de Experiências”, onde os mais novos vão realizar trabalhos manuais com algum do lixo recolhido. O principal objetivo é sensibilizá-los para as questões ambientais e para a problemática da poluição, com foco na reutilização artística que pode ser feita dos materiais recolhidos. Os trabalhos serão posteriormente expostos na Expotrail, no decorrer do evento “Trilhos dos Abutres 2022”.
Este atelier destina-se apenas a crianças e realiza-se na tarde do dia 10, estando limitado a um número máximo de participantes. Deve confirmar a sua presença através do email artschool.miranda@gmail.com.
“Para a 11ª edição, queremos levar a consciencialização ambiental ainda mais longe. A par de várias iniciativas que iremos implementar com vista a tornar o evento ainda mais sustentável, pretendemos acima de tudo, educar as novas gerações, pois o futuro a elas lhes pertence”, refere Tiago Araújo.