Em Bilbao, uma nova escultura alerta para a aposta em “modelos insustentáveis”



Nas águas do Rio Nervión, que correm por baixo da Ponte Zubizuri, em Bilbao, encontra-se uma nova escultura com um grande significado: alertar para a atual aposta em modelos insustentáveis, que irá ditar o futuro das próximas gerações.

A obra Bihar – que significa “amanhã” na língua basca – trata-se de uma escultura de um rosto feminino, com 2 metros de comprimento e 1,70 metros de altura, criada pelo artista Ruben Orozco Loza. A obra foi desenvolvida em parceria com a Fundação BBK, no âmbito do projeto “Bihar: Escolher o amanhã”. À medida que as águas do rio sobem na cidade espanhola, é possível observar o rosto a ficar cada vez mais submerso, o que representa a passagem do tempo.

De acordo com o escultor, a Bihar representa uma geração inteira, cujo futuro será ditado pelas decisões tomadas hoje; devemos escolher se vamos afundar ou esticar-nos perante os desafios atuais. Algumas das consequências apontadas na curta-metragem desenvolvida no âmbito do projeto são a crise da escassez água, os impactos das alterações climáticas e o aumento dos refugiados climáticos no mundo.

“Vivemos num mundo onde a rapidez, o imediatismo ou a facilidade determinam muitas das nossas decisões. Esse mesmo ritmo acelerado da vida faz com que as mudanças que ocorrem ao nosso redor muitas vezes passem despercebidas. “BIHAR: Escolhendo o Amanhã” é um exercício de pausa, de olhar para o que está a mudar e, sobretudo, de reflexão futura sobre o que pode acontecer se continuarmos a apostar em modelos insustentáveis. O futuro da BIHAR, nosso futuro, está no presente”, descreve a equipa do projeto.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...