A sustentabilidade chegou ao calçado profissional: estes modelos são vegan e feitos de garrafas de plástico
A Lavoro, marca que pertence à ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, acaba de apresentar dois modelos de calçado profissional vegan e produzidos através de garrafas de plástico. O novo modelo da gama Space Oddity resulta de uma produção de economia circular, e vai ser apresentado no Segurex – Salão Internacional da Proteção, Segurança e Defesa, que se realiza de 16 a 18 de novembro, na FIL, em Lisboa.
“As indústrias do setor da segurança também têm de pensar o nosso futuro e a forma como nos relacionamos com o planeta, dissociando o crescimento económico e o nosso bem-estar do consumo crescente de novos recursos. Por isso, também nós, na produção de calçado profissional, estamos a adotar processos a materiais que circulam o máximo possível em sistemas industriais regenerativos”, explica Teófilo Leite, presidente do conselho de administração da ICC.
O novo modelo tem uma elevada incorporação de materiais produzidos a partir da reciclagem de plástico PET, está disponível em azul e verde, inclusive em bota, e apresenta uma gáspea com materiais respiráveis, palmilha de proteção em kevlar, biqueira em compósito e uma sola que combina TPU /eva phylon com tecnologia de retorno de energia, que favorece a leveza do calçado, a absorção de choque e a naturalidade dos movimentos do pé. Desenvolvido para a indústria ligeira e serviços, tem certificação vegan, mas também Oeko Tex, que garante a absoluta ausência de substâncias nocivas, tanto para o utilizador como para o meio ambiente.
A Lavoro tem já uma longa tradição de respeito pelo ambiente, que se materializa, por exemplo, na patente Clima Cork System, que prevê a inclusão de cortiça em palmilhas e solas. A marca apresenta calçado profissional para homem e mulher, para diversos sectores, desde a indústria, à construção, logística, transportes, manutenção, eletrónica, extração de minérios, saúde, exploração florestal e forças militarizadas.