Consumo de energia aumentou 4% em novembro
O consumo de energia continua a aumentar, e o mês de novembro registou, precisamente, um aumento de 4%, face ao período homólogo. O setor que mais consumiu energia foi o da Indústria, com 1454 GWh, seguindo-se o de Serviços, com 1311 GWh e o Doméstico com 1109 GWh.
Em termos de variação do consumo, destaca-se, em primeiro lugar, o setor dos Serviços, com um aumento de 7,1%, seguindo-se o setor dos Transportes, com mais 3,5%, e o setor Doméstico, com mais 4%.
Como explica a ADENE – Agência para a Energia, “o regresso ao trabalho presencial explica o aumento do consumo no setor dos serviços face a 2020 e as temperaturas baixas registadas durante o mês de novembro provocaram um aumento no consumo de eletricidade para aquecimento no setor doméstico.”
Quanto ao consumo de gás natural, teve uma redução de 1,7% no consumo global, registando-se igualmente uma redução no setor da Indústria de 3,5%. Por outro lado, registou-se um aumento significativo de 7,4% no setor Doméstico.
Relativamente ao consumo de combustíveis fósseis, no setor da aviação registou-se um grande aumento no consumo de jet fuel, mais especificamente de 169,8%. Nos transportes marítimos, o consumo teve um aumento de 41,9%, e nos transportes rodoviários, registou-se um aumento no consumo de gasolina e gasóleo rodoviário de 4,2% e 2,1%, respetivamente. Foi também observada uma queda de 33,7% do consumo de fueóleo, face a novembro de 2020.