Museu de História Natural de Londres acaba o ano com mais de 500 espécies identificadas
Plantas, copépodes, dinossauros, entre muitos outros: em 2021, os cientistas do Museu de História Natural de Londres identificaram 552 novas espécies.
Um pouco por todo o mundo, foi possível encontrar espécies de todas as idades, cores e feitios, que permitirão compreender melhor a natureza e a evolução da vida ao longo do tempo. Estas descobertas são realmente importantes, numa época em que o Planeta, tal como o conhecemos, está a mudar, e em que muitas vão deixar de existir.
“Cada nova espécie é um único quebra-cabeça que, quando adicionado a um quadro mais amplo, permite aos cientistas compreender melhor como toda a vida no nosso planeta – passada e presente – é crítica para nossa própria sobrevivência”, explicam os especialistas em comunicado.
Entre os mais antigos, foram descritos seis novos dinossauros com milhões de anos, quatro dos quais no Reino Unido, briozoários, braquiópodes, aracnídeos e roedores.
Por outro lado, as espécies que reinaram este ano foram os copépodes, pequenos animais marinhos idênticos a camarões que são “um dos maiores sumidouros de carbono dos oceanos”. No total, foram identificados 291 pelos especialistas.
Foram também descritos 91 besouros, 52 vespas, 12 mariposas, 10 répteis e anfíbios, 7 caranguejos, 6 moscas e 5 anfípodes. Já na África Oriental, os cientistas encontraram cinco espécies de plantas, nomeadamente a Impatiens versicolor, que produz flores cor de rosa ou branca, ou por vezes vermelha, no intuito de serem mais facilmente polinizadas pelos pássaros.
Por fim, foi ainda recuperado um meteorito, o Winchcombe (nome dado em homenagem à cidade em que foi encontrado), que se pensa ter vindo de um asteróide com 4,6 mil milhões de anos.
“Com o mundo continuando a aquecer a uma velocidade sem precedentes, nunca foi tão importante registar o que está vivo e o que estava cá antes, com cada espécie a desempenhar um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta”, conclui o Museu de História Natural de Londres.