Já alguma vez viu “neve marinha”?

Pode ser encontrada em qualquer parte do oceano e serve de alimento para alguns peixes.

Rita Grossinho

Já alguma vez viu “neve marinha”? Este é o termo que se dá ao material orgânico que vai parar ao fundo do oceano. Não se trata literalmente de neve, mas o seu aspeto e a forma como as pequenas partículas fluem pela água até assentarem no fundo, é idêntica aos flocos de neve.

Este género de neve é composto por plantas e animais mortos, areia, poeiras e matéria fecal, que se aglomeram e vão desde a superfície até às profundezas do mar. Esta descida pode levar dias e até semanas, dependendo da profundidade do local onde caem.

Como explica a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a matéria serve de alimento para vários peixes necrófagos, que nadam nas zonas mais escuras e fundas do mar, mas por vezes, acaba apenas por assentar no solo oceânico, juntando-se com o lodo que o cobre.

Foto: M. Lunau / Simon, M. & Grossart, Hans-Peter & Schweitzer, B. & Ploug, Helle. (2002). Microbial ecology of organic aggregates in aquatic ecosystems. Aquatic Microbial Ecology, 175-211 (2002). 28. 10.3354/ame028175.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.