210% dos lisboetas trocavam carro pela trotinete em viagens de curta distância
Cerca de 210% dos lisboetas trocavam carro pela trotinete em viagens de curta distância, com menos de 3 quilómetros. Os dados são revelados pela Bolt, que desenvolveu um programa piloto em conjunto com o Institute of Transport Economics (TOI) norueguês, em 10 cidades europeias.
Ao utilizar a aplicação da Bolt, os utilizadores eram incentivados a optar por se deslocar de trotinete, em vez do serviço de carro, em viagens onde o destino se encontrasse a menos de 300 metros de distância. Segundo os autores, as observações mais encorajantes do programa surgem em cidades onde existe uma elevada disponibilidade de trotinetes partilhadas. Em Lisboa, a adesão foi a mais significativa de todas, seguindo-se Cracóvia (Polónia) com 68% de adesão, Gotemburgo (Suécia) com 54%, Oslo (Noruega) com 42% e Madrid (Espanha) com 41%.
A longo prazo, foi observada uma mudança nos hábitos de mobilidade, nomeadamente, na capital portuguesa e na capital norueguesa, onde os utilizadores efetuaram uma procura adicional por trotinetes em viagens semelhantes.
“Na Europa, a maioria das viagens de carro têm menos de cinco quilómetros de distância e cerca de 25% das viagens de carro na Bolt, a nível mundial, são mais curtas do que três quilómetros. Ao encorajar os utilizadores a adaptar a sua opção de mobilidade partilhada à distância da sua viagem, é possível ter um impacto considerável no ambiente”, afirma Andrea Vota, Public Policy Manager da Bolt para Portugal, Espanha e Itália, referindo ainda que “as emissões de CO2 [dióxido de carbono] de uma trotinete são, em média, três vezes inferiores às emissões de CO2 de um carro.”
O projeto pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nas cidades, e está alinhado com a abordagem do novo Quadro Europeu de Mobilidade Urbana, lançado em dezembro de 2021. O quadro considera os novos serviços de mobilidade como parte de uma abordagem multimodal e integrada da mobilidade urbana sustentável, reforçando o transporte público e substituindo a utilização do automóvel.