O impacto que a guerra na Ucrânia terá na segurança alimentar mundial



A invasão russa na Ucrânia está a causar a destruição do país, e a criar uma crise global que abrange a segurança alimentar. O país é o quinto maior exportador de trigo do mundo e é considerado o “celeiro da Europa”.

Embora esta seja a época ideal para começar a semear o trigo, a situação atual vai impedir que isso aconteça. De acordo com um artigo de opinião de Oleg Ustenko no Finantial Times, as regiões de Chernihiv, Kharkiv, Poltava e Zhitomir , conhecidas pela produção agrícola, estão agora sob fogo cruzado. Além disso, como o próprio cita “Mesmo quando estivermos prontos para começar a arar e plantar, medidas anti-mineração e de artilharia serão essenciais” nos campos de cultivo.

Os preços dos alimentos agrícolas já se encontram a subir, e caso a situação de guerra continue, o fenómeno irá manter-se. E o peso desta mudança será sentida por todos os países, mesmo pelos mais desenvolvidos – seja na hora de por comida no prato, ou na de alimentar o gado.

“Se esta guerra não for interrompida imediatamente, o mundo experimentará uma queda na oferta global entre 10% e 50% dos principais produtos agrícolas, inclusive de trigo, cevada, milho, colza e óleo de girassol. Nas últimas décadas, devido a investimentos inteligentes,  ao aumento da produtividade e da eficiência no geral, a agricultura ucraniana forneceu um importante amortecedor para a segurança alimentar de biliões de pessoas em todo o mundo”, sublinha o economista ucraniano.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...