Amendoais da Veracruz vão ter aumento da biodiversidade



Os pomares de amêndoa da Veracruz, situados em Idanha-a-Nova e no Fundão, vão ter um aumento da biodiversidade e abrir portas para insetos polinizadores. O programa está a ser desenvolvido através de uma colaboração entre a Veracruz, a Syngenta e a Universidade de Coimbra.

Apesar de usar variedades de amêndoa autoférteis, que em teoria não precisam de insetos para polinização, a empresa acredita que a atração de polinizadores pode ser benéfica para a produção da amêndoa. Como tal, foram instaladas em outubro margens multifuncionais Operation Pollinator da Syngenta nos amendoais, ou seja, margens com espécies de plantas floridas como coentros, colza, sanfeno, trevos, ervilhaca e tremocilha, que servem de abrigo e alimento para os insetos benéficos.

É, de seguida, feita uma avaliação do efeito destes prados floridos na atração de polinizadores e da sua influência na produção da amêndoa e na biodiversidade dos pomares, sendo o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, através do FLOWer Lab, o responsável pela mesma.

Os investigadores do FLOWer Lab procedem à identificação e contagem dos grupos de insetos polinizadores, antes e durante a floração da margem, a diferentes distâncias dentro da cultura, com o objetivo de avaliar o impacto e a magnitude destes prados floridos na comunidade de polinizadores e os serviços que estes prestam ao amendoal.

“As margens funcionais, como as desenvolvidas no programa Operation Pollinator, constituem uma prática local que promove a biodiversidade e, por isso, pode ser uma ação de conservação, ao mesmo tempo que promove comunidades funcionais prestadoras de serviços aos sistemas agrícolas adjacentes”, explica Sílvia Castro, investigadora do FLOWer Lab.

Como refere Gustavo Ramos, diretor-geral da Veracruz, “Um dos nossos pilares é apoiar a produção de conhecimento científico que nos ajude a reforçar a eficiência produtiva, a sustentabilidade e a qualidade das nossas amêndoas. Com o programa Operation Pollinator queremos compreender melhor a forma como a diversificação do enrelvamento dos amendoais pode atrair polinizadores para as nossas plantações e avaliar a real importância destes insetos para a cultura da amêndoa”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...