Descrita nova espécie de peixe nas Maldivas
O peixe Rose-Veiled Fairy Wrasse é a nova espécie das Maldivas, e a primeira descrita por um cientista local. Foi nomeada pela equipa como Cirrhilabrus finifenmaa: o primeiro nome corresponde ao género, e o segundo, significa “rosa” na língua nativa diveí, estando ligado aos tons das suas escamas e à flor nacional do país.
O animal foi recolhido, pela primeira vez, nos anos 90, tendo sido confundido com um adulto da espécie Cirrhilabrus rubrisquamis. Foi através de uma revisão das suas características, nomeadamente a cor, o número de escamas e o comprimento da coluna, mas também de comparações à outra espécie, que os cientistas descobriram tratar-se de uma nova.
No entanto, apesar de ser nova na “árvore da vida”, a espécie já se encontra a ser comercializada nas Maldivas, o que traz um alerta para o impacto que a atividade humana tem na conservação das espécies.
“Embora a espécie seja bastante abundante e, como tal, não esteja atualmente sob alto risco de superexploração, ainda é inquietante que um peixe já esteja a ser comercializado antes de ter um nome científico”, afirma o autor Luiz Rocha, codiretor da Hope for Reefs. “Isto mostra quanta biodiversidade ainda está por ser descrita nos ecossistemas de recifes de coral.”
A investigação teve origem na iniciativa Hope for Reefs e resultou de uma colaboração entre a Academia de Ciências da Califórnia, a Universidade de Sydney, o Instituto de Investigação Marinha das Maldivas e o Museu Field.
O artigo foi publicado na revista científica ZooKeys.