Detetados microplásticos nos pulmões pela primeira vez
Os microplásticos são encontrados em todas as partes do mundo, e tal como vários estudos têm revelado recentemente, até já estão presentes no corpo humano. Uma equipa de cientistas da Hull York Medical School anuncia agora, que foram detetados microplásticos nos pulmões de seres humanos vivos, o primeiro estudo que comprova esta situação.
Através da recolha de tecido pulmonar de alguns pacientes, e de uma posterior análise, o grupo encontrou 39 partículas plásticas em 11 das 13 amostras recolhidas. Tratavam-se de 12 tipos de plástico, comummente utilizados no dia a dia em roupas, embalagens e garrafas. Estes microplásticos foram encontrados na parte superior, na parte média e na parte inferior dos pulmões – algo inesperado, já que se trata da zona mais profunda.
“Não esperávamos encontrar um grande número de partículas nas partes inferiores dos pulmões, ou partículas dos tamanhos que encontrámos. Isto é surpreendente, porque as vias aéreas são menores nas partes inferiores dos pulmões, e nós esperávamos que as partículas desses tamanhos fossem filtradas ou presas antes de chegar tão fundo nos pulmões.”, afirma Laura Sadofsky, autora principal do artigo, agora publicado no Science of the Total Environment.
Foi ainda observado que existia maior presença dos microplásticos nos pacientes do sexo masculino.
“Estes dados dão um avanço importante no campo da poluição do ar, dos microplásticos e da saúde humana. A caracterização dos tipos e níveis de microplásticos que encontrámos pode informar condições realistas para experiências de exposição em laboratório, com o objetivo de determinar os impactos na saúde”, sugere a investigadora.