Valorsul teve o melhor ano de sempre em termos de reciclagem
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste, teve em 2021 o melhor ano de sempre em reciclagem.
Os Centros de Triagem reciclaram mais de 95 mil toneladas de embalagens de vidro, papel e cartão, assim como de plástico e metal. Em comparação a 2020, a separação de plástico e metal foi a que apresentou o maior crescimento (14%), seguindo-se o papel e cartão (12%) e o vidro (9%). No total, registou-se uma subida de 9.900 toneladas de materiais recicláveis. A Valorsul terminou, assim, o ano de 2021 com uma capitação anual de 55 kg de resíduos de embalagens separados por habitante.
Além disso, a empresa depositou em aterro apenas 2% dos resíduos recebidos – um número bastante positivo face à meta prevista, que era de 10%. “Sendo esta uma opção de fim de linha na gestão de resíduos, a Valorsul, integrando a responsabilidade ambiental na sua atividade diária, continua empenhada em minimizar esta deposição”, afirmam.
Relativamente à parte energética, as exportações para a rede elétrica nacional foram cerca de 350 milhões de KWh, um acréscimo de 19% face a 2020. O maior contributo foi da Central de Valorização Energética que exportou para a rede elétrica nacional cerca de 327 milhões de KWh.