Nasceram as primeiras tartarugas gigantes das Galápagos no Reino Unido
![](https://greensavers.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/04/278567778_4885677128153088_6854343088710333735_n-1-1.jpg)
No início do mês, nasceram duas crias de tartaruga gigante das Ilhas Galápagos no Jardim Zoológico Crocodiles of the World, em Oxfordshire, no Reino Unido. Trata-se da primeira reprodução da espécie no país, que se encontra em risco de extinção, contribuindo assim para a sua conservação.
As pequenas tartarugas são filhas do macho Dirk e da fêmea Charlie, e nasceram com 67 e 69 quilogramas, o peso idêntico ao de um kiwi. Os ovos tinham sido colocado há quase quatro meses. Os tratadores estão agora a acompanhar o crescimento das crias, e a alimentá-las com folhas e ervas daninhas – não estando, por isso, ainda à vista dos visitantes.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de ter criado com sucesso estas tartarugas, que anteriormente estavam muito próximas da extinção. Elas ainda enfrentam um futuro incerto, principalmente devido à sobre-exploração histórica e à predação de espécies invasoras. Todos esperávamos por este dia desde que as tartarugas gigantes se juntaram a nós em 2018 e é uma conquista significativa para ajudar na conservação da espécie”, afirma Shaun Foggett, fundador do Crocodiles of the World.
A instituição é agora casa para seis tartarugas da espécie, duas recém-nascidas, três fêmeas e um macho adulto. As tartarugas gigantes das Galápagos são consideradas as maiores tartarugas vivas do mundo, podendo viver até mais de 150 anos e pesar cerca de 300 quilogramas.
A Crocodiles of the World apoia a Galapagos Conservation Trust, que desenvolve várias investigações com o objetivo de criar estratégias de conservação para as espécies e garantir o seu futuro nas Ilhas Galápagos.
Veja aqui um vídeo da família, disponibilizado nas redes sociais: